Certamente já todos nos perguntamos porque é que o preço dos combustíveis varia de pais para pais. A resposta que imediatamente nos lembra é para o valor do imposto cobrado, mas a verdade é que nem sempre é essa explicação
Vamos então, tentar perceber as razões que influenciam os preços dos combustíveis:
Cotação e Transporte
Este é maior responsável pelo preço dos combustíveis. No caso do gasolina representa cerca de 35% do preço total, e no caso do gasóleo cerca de 40%.
A cotação internacional refere-se à cotação diária de cada um dos produtos derivados do petróleo. Esta cotação pode ser obtida nos mercados de futuros da gasolina (RBOB) e do gasóleo (LGO).
O Transporte é o custo do transporte do petróleo para refinação em Portugal
Biocombustíveis
A sua incorporação é obrigatória.
No caso da gasolina, representa quase 3% do valor total por litro. No caso do gasóleo, é de quase 5%.
O biocombustível é um substituto de gasóleo e gasolina, responsável pela redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). A sua incorporação está prevista no nº1 do artigo 8º do Decreto-Lei nº 84/2022 de 9 de dezembro de 2022.
Reservas Estratégicas, Descarga e Armazenamento
Tem uma representação residual no preço final, não chegando a 1% em ambos os casos (gasolina e gasóleo).
As reservas energéticas são custos para a parte das reservas de segurança constituídas e controladas diretamente pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético).
A descarga e armazenamento refere-se a operações logísticas de receção de petróleo bruto ou produtos derivados de petróleo e respetiva armazenagem temporária.
ISP
O imposto sobre todos os produtos petrolíferos e energéticos é responsável por 22% do preço do gasóleo e 30% do preço da gasolina.
Margem de comercialização
Este valor varia de gasolineira para gasolineira, e é a razão pela qual vê valores tão díspares entre uma gasolineira de supermercado e uma Galp ou BP. Em média, esta margem é responsável por 15% do preço final do combustível.
IVA
O imposto sobre o valor acrescentado aplicado a todas as componentes que compõem o preço, incluindo o ISP e margem das gasolineiras.
Pode ver um gráfico explicativo na página da ENSE.