Em declarações prestadas à Radio Renascença, a secretária-geral da Casa do Azeite, afirmou que devido à seca em Espanha o azeite pode vir a custar 10 euros por litro até ao fim do ano.
Mariana Matos, indicou que Espanha, é o maior produtor mundial de azeite e que as mexidas no mercado espanhol vão ter consequências em Portugal.
Azeite encarece devido à seca e as alterações climáticas
Já não é novidade para ninguém, que as vagas de calor a que temos vindo a assistir são fruto das alterações climáticas.
Essas alterações, estão a afetar Espanha, causando a seca e uma forte queda na produção de azeite, como já referi neste artigo.
A campanha de azeite em Espanha deverá ser a pior em décadas. Portugal não deverá ter uma campanha muito melhor.
Recordo, aliás que, segundo o IPMA, 48% do território português está em seca severa.
A situação está tão má, que Espanha, vai pagar aos agricultores marroquinos para plantarem oliveiras e produzir azeite.
O mercado português e espanhol, estão intimamente ligados e têm preços semelhantes na produção e na venda ao publico. Preços esses que já se encontram a subir fortemente.
Pois, segundo a Casa do Azeite, o preço do litro de azeite ao produtor já está acima dos 8 ou 9 euros por litro, podendo assim chegar aos 10 euros até ao final do ano.
Mariana Matos, considera este valor exorbitante e pede apoios ao governo para combater esta situação.
O azeite é a gordura favorita de portugueses e espanhóis para temperar e cozinhar, sendo também considerada uma gordura saudável.
Com este forte aumento dos preços e o encarecimento do custo de vida, os responsáveis do setor antecipam uma forte quebra na procura de azeite.
Em suma, poderemos ter um aumento exponencial do preço do azeite, que causara uma queda no consumo e posteriormente uma escassez de produto.
O que acha desta noticia? Vamos mesmo ter azeite a “preços exorbitantes”?
Pingback: Espanhois Já Vem Comprar Azeite A Portugal - A Fatura do Dinheiro