Valor vai subsidiar a plantação de 600 mil oliveiras em Marrocos
Preço do azeite em Espanha já começou a disparar. Portugal poderá ganhar mercado.
Na vizinha Espanha o setor de produção de azeite vive um momento especialmente delicado: o preço praticamente duplicou nos últimos meses, nas prateleiras dos supermercados.
Dada a atual situação de seca, e ao aumento dos fenómenos climáticos extremos, a produção de azeite, deve ser também bastante baixa este ano.
Os agricultores reclamam que não beneficiam deste grande aumento no preço do azeite.
Segundo eles, apenas as distribuidoras, e os supermercados.
A Associação Agrária de Jovens Agricultores espanhola (Asaja) de Alicante, denuncia também que o Governo está a incentivar ao cultivo de oliveira… em Marrocos.
A revolta no setor é grande, perante o investimento num país que é competidor direto de Espanha na produção de azeite.
O Governo Espanhol vai incentivar a plantação de 600 mil oliveiras em Marrocos com 115 milhões de euros.
Em Espanha, o cultivo perde força e passou de representar 40% da produção mundial de azeite para pouco mais de 21%.
Entretanto, o cultivo de olival continua a crescer em Portugal. A zona onde tal é mais visível, é na região do Alentejo.
Alguns destes produtores de azeite, são na realidade naturais do pais vizinho, e aproveitam os valores baixos para alugar ou comprar terrenos em Portugal.
Há também uma nova versão de azeite a ganhar terreno
Chamam-lhe a versão ‘blend’ de azeite, proibida em Espanha, mas que está a gerar grande polémica entre agricultores e produtores, perante um produto que até agora era inédito nas prateleiras dos supermercados espanhóis: a mistura de azeite com outros óleos, como o de girassol.
O produto embalado no mesmo recipiente (garrafões de cinco litros), em tudo semelhante ao verdadeiro azeite, está desde segunda-feira disponível, a um preço mais baixo do que a verão ‘original’, nos supermercados da rede MAS, em Sevilha, na região da Andaluzia.
A ‘blend’ de azeite terá surgido como uma resposta à inflação e ao grande aumento de preço que o produto original tem sofrido, associado também ao incremento dos custos de produção e a fraca colheita, devido ao mau tempo da última temporada.
“O que encontramos é um novo produto, baseado na mistura de óleo de girassol e azeite, com o objetivo de torna mais barato o preço de venda e atrair o consumidor”, lamenta Cristóbal Cano, secretário-geral da União de Pequenos Agricultores e Ganadeiros (UPA).
Esta prática é proibida em Espanha.
Em Portugal e noutros países da União Europeia, é permitida.
Com estas medidas, o Governo Espanhol, pretende garantir que Espanha continua a ter azeite, com as alterações climáticas a começarem a ganhar força no sul da Europa.
Pingback: Azeite a 10 Euros o Litro? Pode ser Realidade - A Fatura do Dinheiro