Foto de Christian Lue na Unsplash
Começou esta segunda-feira, em Sintra, o fórum do BCE, com Christine Lagarde a iniciar o discurso de abertura com um forte foco na inflação.
Nas palavras da presidente do BCE, a inflação continua muito elevada, apesar de já se começar a notar um certo abrandamento.
Razão pela qual, Christine Lagarde, antecipa uma nova subida de juros, já no dia 27 de julho.
A previsão da maioria dos analistas é que será uma subida de 25 pontos base, ou seja a taxa passará de 4% para 4,25%.
São más noticias para quem tenha créditos habitação, já que terá de se preparar para possivelmente mais duas subidas nas taxas de juro.
No inicio do ano, previa-se que a taxa de juros do BCE, poderia estabilizar, perto dos 4%. Todos os indicadores atuais, reforçam esta ideia inicial, e a taxa de juro deverá ficar estabilizada perto dos 4,5% no final do ano.
A previsão atual da maioria dos analistas, é que quem têm crédito habitação, poderá ver a taxa diretora do BCE a descer lá para o inicio do próximo ano.
Christine Lagarde, voltou a reforçar que as taxas de juro se manterão elevadas, durante o tempo necessário para fazer descer a inflação até ao valor de 2%.
Já se começa a notar em certos países, um acentuado abrandamento da taxa de inflação, sendo que ainda vai demorar meses, até que os consumidores vejam essa descida refletida nos preços.
Em Portugal a taxa de inflação desceu do pico de 10,14% registado em Outubro (terminamos o ano com uma inflação de 7,8%) para os atuais 3,98%.
Para que não tenha surpresas na hora de ver a sua prestação a subir, pode consultar o simulador de prestação de crédito do banco de Portugal, disponível aqui
Pingback: Euribor já atingiu o Pico? Veja Aqui - A Fatura do Dinheiro