Se o seu crédito habitação tem taxa Euribor a 6 meses, pode começar a ficar um pouco mais descansado, a Euribor já chegou ao pico.
A taxa Euribor tem vindo a subir de forma acentuada, desde Janeiro de 2022.
A brusca subida, foi iniciada pelo BCE para controlar a inflação, que registou os seus valores mais altos, na Europa, em décadas.
Segundo a edição online do jornal ECO, a taxa pode começar a descer já no inicio do próximo trimestre.
Apesar, das taxas diretoras do BCE, estarem neste momento acima dos 4%, e de inicialmente os analistas preverem novos aumentos. Tal como indiquei neste artigo, na altura, parece que vamos começar a ter algum alivio.
Depois de ter atingido o valor mais alto a 21 de julho, nos 3,972%, a Euribor a 6 meses não ultrapassou mais esse patamar.
Esta segunda-feira a taxa baixou para os 3,941% e deverá rondar os 3,95% nos próximos meses, de acordo com as projeções divulgadas pela Chatham Financial para os forward rate agreements.
São estes contratos financeiros negociados em mercado secundário que permitem a fixação de uma taxa de juro no futuro e que são utilizados pelos profissionais para antecipar as oscilações das taxas de juro no longo prazo.
Embora estes instrumentos financeiros estejam longe de serem 100% certeiros, quanto a preverem a evolução das taxas, pois refletem as expectativas dos investidores perante a informação disponível no momento, podem servir de referência para o mercado.
A maior parte do impacto gerado pela galopante subida das taxas de juro já foi “absorvido” pelas famílias com crédito à habitação.
De acordo com a mesma fonte, a Euribor a 3 meses, só deverá atingir o pico em novembro, começando a descer a partir dessa altura.
Boas noticias, para as famílias que têm crédito habitação, e que deverão começar a ver descidas lá para o inicio de 2024.