Já pode usar o PPR para Amortizar a Casa

Partilhe o Artigo

É uma noticia, adiantada hoje, em exclusivo pelo jornal Publico. Já é possível, usar os planos poupança reforma ou educação, para amortizar o crédito da casa.

Até agora, apenas se podia usar o PPR para pagar as prestações do crédito habitação, ou outras despesas.

Neste momento, e até ao fim de 2023, passa a ser possível usar 5762,76 euros do PPR para amortizar o empréstimo.

Trata-se de um alargamento desta medida, que em muito poderá ajudar as famílias com maior taxa de esforço.

Se usar o valor máximo quanto vou poupar?

Tudo vai depender das condições atuais do seu crédito habitação. Mas, vamos a dois exemplos, que vão ajudar a perceber o impacto que pode ter a amortização do valor máximo permitido.

Se tem um crédito habitação com um capital em dívida de 80 mil euros, com 300 prestações por liquidar e uma TAN de 4%.Neste momento, está a pagar uma prestação mensal de 422,27 euros. Se utilizar o valor máximo para amortizar o seu crédito habitação, (5.762,76 euros), fica a pagar uma prestação mensal de 391,85 euros.

Se tiver um crédito habitação com um capital em dívida de 140 mil euros, com 360 prestações por liquidar e uma TAN de 4,5%, está a pagar uma prestação de 709,36 euros. Se amortizar 5.762,76 euros, fica com uma prestação de 680,16 euros.

Com base nestes dois exemplos, ao utilizar o seu PPR para amortizar o seu crédito habitação pode poupar cerca de 30 euros por mês.

É ainda de salientar que o Governo também aprovou uma medida que isenta os titulares de um crédito habitação para compra ou construção de habitação própria e permanente, com uma taxa variável, de pagarem a comissão de reembolso antecipado de 0,5% do capital amortizado.

Fica a dica, para quem possa, ou pretenda amortizar o crédito habitação. Não esquecer de verificar se num caso em que seja um casal os dois não poderão entregar o valor máximo. Nesse caso o valor totalizaria 11.525,52 € e as poupanças na prestação mensal seriam também superiores.

Contudo, não se esqueça,de usar os simuladores de amortização para verificar as possiveis poupanças.

Lembre-se de que o dinheiro que tirar do PPR agora, será dinheiro que não estará lá disponível aquando da sua reforma.

Em suma, tudo dependerá da sua capacidade de poupança e investimento no futuro, para que possa pois, recuperar o dinheiro que agora gastar.

Posted in Finanças Pessoais and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *