Em Portugal, vivem-se dias muito frios que se podem prolongar ainda durante, mais algum tempo. Sabia que nestes dias frios vai gastar muito mais em combustível?
As baixas temperaturas fazem certas alterações nos veículos automóveis a que é preciso estar atento para poupar bastante dinheiro ao fim do mês.
Pode poupar entre 10 a 15% de combustível com estas dicas
- Deixe o seu carro na garagem, se a tiver. Se não tiver uma garagem e tiver de o deixar na rua, compre um raspador de gelo para o para-brisas ou um spray descongelante de vidros. Não use água quente! Gasta energia para aquecer a água e está sujeito a rachar o vidro e a incorrer em maiores gastos.
- Verifique a pressão dos pneus. Nos dias frios, a pressão dos pneus diminui, e um pneu descalibrado pode aumentar o consumo de combustível em 10%. Verifique a pressão dos pneus a cada 2/3 dias, para confirmar que está tudo bem.
- Não deixe o carro ao ralenty para aquecer. Esses minutos extra, para aquecer o motor gastam combustível e não fazem grande diferença nos carros actuais. O melhor é iniciar a marcha suavemente para o motor aquecer, e depois seguir como normalmente. Se usar o óleo adequado no seu carro, este já se encontra preparado para garantir a temperatura “normal” de funcionamento, em pouco tempo depois de arrancar com o carro.
- Vá à bomba abastecer nos dias mais frios. Nos dias mais frios a densidade do combustível é maior, assim consegue um pouco mais de combustível pelo mesmo preço.
- Conduza com um casaco vestido. Se conduzir bem agasalhado nos dias frios, não precisa de aquecer tanto o habitáculo e acaba por poupar dinheiro.