Afinal quanto devemos poupar?

Partilhe o Artigo

Existem vários especialistas em finanças pessoais, que indicam que devemos poupar 10% dos nossos rendimentos mensalmente. Pessoalmente, não partilho dessa opinião. Dizermos a todos para pouparem 10% dos seus rendimentos é demasiado generalista e irrealista. Logicamente, que aqueles que tem rendimentos menores se verão com dificuldades para poupar esses valores, enquanto que os que tem maiores rendimentos se verão com casos de poupança superior. O meu conselho é sempre que poupe aquilo que conseguir. Não se restrinja às indicações dos outros. Pense por si mesmo, e lembre-se de que não existe poupança boa ou má, existe apenas poupança.

A poupança e o ato de ser poupado, deve ser um hábito enraizado, mas sem exageros. Lembre-se de que só porque os seus amigos e conhecidos tem grandes poupanças, você não precisa de as ter. Cada caso é um caso e não podemos generalizar. A vida tem altos e baixos e a poupança também.

Se, acha que tem dificuldades para iniciar ou manter uma poupança, faça uma coisa muito simples. Pense naquilo que gostaria mais de fazer, seja comprar um carro, viajar, fazer obras em casa ou outra coisa qualquer. Escreva essa sua ideia num papel e veja quanto dinheiro precisa para a concretizar.

Agora, tendo esse papel na mão, pense qual será o período temporal para a concretizar com a sua atual taxa de poupança. Se conseguir concretizar o seu objetivo num período de tempo razoável, deixe estar, se não, tente adaptar a poupança, ou o seu desejo, aquilo que lhe convier melhor.

Recorde, que o seu objetivo, é só seu e deverá ser um incentivo para poupar e não algo que o vai deixar deprimido.

Posted in Finanças Pessoais and tagged .

One Comment

  1. Pingback: Os casais e o dinheiro: Como falar sobre ele numa relação - A Fatura do Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *