O ex-ministro das Finanças de Portugal e atual membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), Mário Centeno, anunciou hoje que a próxima decisão do BCE será voltada para um corte nas taxas de juros. A declaração foi feita durante uma conferência realizada em Lisboa, na qual Centeno abordou as perspectivas econômicas para a zona Euro.
Centeno destacou que o BCE está avaliando as condições econômicas atuais e a necessidade de implementar medidas para estimular o crescimento e combater possíveis desafios financeiros. Segundo ele, a decisão de cortar as taxas visa apoiar a recuperação econômica na região, impulsionando investimentos e consumo.
“A situação econômica na zona do euro exige uma resposta assertiva por parte do BCE. Diante desse cenário, a próxima decisão será uma decisão de corte das taxas de juros para promover a liquidez e estimular o crescimento econômico”, afirmou Mário Centeno, segundo o ECO.
O ex-ministro também mencionou a importância de políticas monetárias flexíveis para enfrentar as incertezas globais, como as relacionadas à evolução da pandemia de COVID-19 e a instabilidade geopolítica.
As declarações de Centeno ocorrem num momento em que os bancos centrais ao redor do mundo estão a ajustar as suas políticas para lidar com os impactos econômicos da pandemia e outros desafios globais. O mercado agora aguarda com expectativa a próxima reunião do BCE, programada para as próximas semanas, para obter mais detalhes sobre a implementação desse corte nas taxas de juros e outras possíveis medidas de estímulo.
Continuo a afirmar que veremos uma descida das taxas de juros lá para Março ou Abril, conforme já tinha indicado neste artigo em Agosto de 2023.