Explorando o Futuro da Mobilidade na Europa: Hyperloop em Desenvolvimento
O conceito visionário do “hyperloop” proposto por Elon Musk há uma década está finalmente a ganhar forma, com os primeiros passos de desenvolvimento a ocorrerem em países como Espanha e Países Baixos. Prevê-se que a primeira rota dessa cápsula suspensa seja inaugurada em apenas sete anos, inaugurando uma era de transporte revolucionário na Europa.
Hardt Hyperloop: Transformando Conceitos em Realidade
O Jornal Económico teve a oportunidade de visitar a sede da Hardt Hyperloop em Roterdão, testemunhando os primeiros 30 metros das futuras linhas de transporte no continente europeu. Com maquetes e tubos de baixa pressão no terreno, a empresa está a levar adiante o projeto, com a visão de possibilitar viagens entre as grandes cidades europeias em menos de três horas, com uma redução de despesas de até 10% em comparação com os comboios de alta velocidade.
Revolução na Mobilidade: Hyperloop Encurtando Distâncias
O sistema Hyperloop promete transformar as viagens na Europa, reduzindo o tempo de deslocação de 22 horas para menos de três. No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, em 2018, o Centro Europeu do Hyperloop anunciou planos para construir uma extensa rede de transporte por tubos, inicialmente conectando Saragoça, Espanha, a Berlim, Alemanha, em um itinerário que poderá ter até dez estações, com Amesterdão como uma das paragens chave.
Com empresas investindo milhões de euros neste projeto, o Hyperloop está a caminho de se tornar uma realidade palpável, prometendo revolucionar a forma como nos deslocamos na Europa. Este avanço tecnológico não apenas encurtará distâncias, mas também poderá posicionar a Europa como líder nesta inovação, proporcionando uma alternativa eficiente e sustentável aos métodos de transporte convencionais.
Trajeto Lisboa-Porto poderia ser feito em minutos
Só para termos uma noção, as velocidades prometidas pelo Hyperloop andam em torno dos 800 km/h, o que permitiria fazer o trajeto Lisboa-Porto em cerca de 25 minutos, sendo assim tão rápido como o avião. No entanto, avanços tecnológicos poderão fazer reduzir esse tempo consideravelmente.
Teremos de aguardar e esperar para que não demore muito tempo para o projeto se tornar realidade.