photo of ship

Crise no Mar Vermelho Triplica Custos de Transporte

Partilhe o Artigo
boat in body of water
Photo by Pixabay on Pexels.com

O mês de dezembro trouxe uma onda de perturbações significativas para o comércio mundial, com os ataques do grupo rebelde Houthi no Mar Vermelho. As principais empresas de transporte marítimo, como CMA CGM, Maersk, MSC e Mediterranean Shipping, suspenderam o tráfego na região, levantando preocupações nas principais economias. Este bloqueio no Mar Vermelho teve repercussões diretas no tráfego do Canal do Suez, com uma queda de 28% nos últimos dez dias. Cerca de 30% do comércio global e 10% dos produtos petrolíferos passam pelo Canal do Suez, totalizando um trilhão de dólares em bens anualmente, segundo noticia o jornal ECO.


Título:
Crise no Mar Vermelho Triplica Custos de Transporte e Desafia a Economia Global

Introdução: O mês de dezembro trouxe uma onda de perturbações significativas para o comércio mundial, com os ataques do grupo rebelde Houthi no Mar Vermelho. As principais empresas de transporte marítimo, como CMA CGM, Maersk, MSC e Mediterranean Shipping, suspenderam o tráfego na região, levantando preocupações nas principais economias. Este bloqueio no Mar Vermelho teve repercussões diretas no tráfego do Canal do Suez, com uma queda de 28% nos últimos dez dias. Cerca de 30% do comércio global e 10% dos produtos petrolíferos passam pelo Canal do Suez, totalizando um trilhão de dólares em bens anualmente.

Impacto nos Transportes e Custos

A alteração das rotas de navegação, evitando o Mar Vermelho e optando pela rota do Cabo da Boa Esperança, acrescenta cerca de 7.000 quilômetros à travessia. Isso resulta em aumentos significativos nos custos de transporte, principalmente devido aos maiores gastos com combustível. Em Portugal, por exemplo, empresas como a Portocargo enfrentam uma triplicação nos preços dos contentores, enquanto os prazos de entrega aumentam em média de 12 a 15 dias.

Segundo a Bloomberg, os custos de transporte da Ásia para o Norte da Europa e para o Mediterrâneo mais que duplicaram desde janeiro de 2019. Este aumento de custos é uma preocupação global, refletindo-se em estimativas de atrasos adicionais de 10 a 13 dias nas entregas.

Impacto Sistémico na Economia


O CEO da Portocargo, Mário de Sousa, destaca que este bloqueio no Mar Vermelho afeta transversalmente todas as atividades econômicas. Cerca de 80% das mercadorias viajam por via marítima, o que torna as perturbações no comércio marítimo uma preocupação generalizada. O aumento dos custos logísticos, grandes atrasos e desequilíbrios no equipamento têm efeitos diretos na produtividade e rentabilidade das empresas.

O presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, enfatiza que os riscos geopolíticos, especialmente no Médio Oriente, afetam diretamente o comércio internacional. Os custos de transporte já estão em ascensão, revertendo as expectativas de uma descida na inflação.

Impacto em Diferentes Setores


O setor têxtil é particularmente afetado, importando matérias-primas da Ásia. O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado, expressa preocupações sobre o aumento de custos e atrasos na receção de mercadorias.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) fornece dados sobre as trocas comerciais na região, destacando os impactos em setores como petróleo, têxteis e automóveis.


A crise no Mar Vermelho está a desencadear uma série de desafios econômicos globais, desde aumentos nos custos de transporte até atrasos nas entregas. Os riscos geopolíticos continuam a ter um impacto significativo no comércio internacional, sublinhando a importância da diversificação de mercados para mitigar riscos. Enquanto a comunidade empresarial procura soluções para lidar com esses desafios, o futuro do comércio global permanece incerto, com implicações em cascata em diversos setores.

Posted in Economia and tagged .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *