Como Poupar Muito Dinheiro na Fatura da Eletricidade

Partilhe o Artigo

Os vários tipos de mercados de eletricidade

Existe em Portugal, três tipos diferentes de mercado elétrico. Isto, não quer dizer que a eletricidade seja diferente, não, mas apenas que existem três formas de comercialização de eletricidade. São eles:

  • Mercado Regulado – O único comercializador é a SU Electricidade
  • Mercado Liberalizado – Existem vários comercializadores
  • Mercado Indexado – Existem vários Comercializadores

Vamos explicar as diferenças entre eles e perceber como pode poupar muito dinheiro na fatura da luz.

Mercado Regulado

O único comercializador é a SU Eletricidade e os preços a partir de dia 1 de Abril, são os constantes na tabela abaixo.

Mercado Liberalizado

O mercado liberalizado, tal como o próprio nome indica, é o mercado livre, em que operam várias empresas de distribuição de eletricidade. Apenas citando algumas, temos a LUZ BOA, a COPÉRNICO, a GOLDENERGY, entre outras.

Neste mercado, onde eu, neste momento me encontro os preços por KWH variam entre os 8 cêntimos e os 14 cêntimos. No meu caso, em especifico eu pago, 9 cêntimos por KWH, o que representa uma poupança em relação à SU Eletricidade (mercado regulado) de 45%.

O mercado indexado – Uma realidade conhecida apenas por alguns

No caso do mercado indexado, o valor da eletricidade é indexada (colada) ao valor de custo da produção. Quanto mais baio, for o preço de custo da eletricidade menos paga.

Isso significa, que neste momento em que os preços estão historicamente baixos na produção de eletricidade, pode poupar muito dinheiro.

Só para ter uma ideia, em Janeiro muitos clientes com tarifários indexados pagaram um valor negativo pelo KWH, em fevereiro pagaram 7 cêntimos, e perto do final de março, a média era de 3 cêntimos e meio. E a previsão é que continue até dezembro entre os 6 e os 7 cêntimos, com algumas exceções como agosto, em que pode chegar talvez aos 9 cêntimos.

Estes tarifários podem ser subscritos por particulares ou empresas, deve é sempre ter em atenção que os preços vão variar. Hoje paga 20 ou 30 euros na fatura e no mês a seguir pode pagar 60 ou 70.

Neste mercado é preciso estar atento e verificar na página da produção os valores de produção mensalmente. Pode faze-lo em https://www.omie.es/

Faça simulações e compare

Quando os valores subirem muito, mude para o mercado liberalizado. Se tem duvidas, acerca de qual será o melhor tarifário para si, consulte os simuladores da ERSE ou a PAYPER.

https://www.erse.pt/simuladores/precos-de-energia/

https://www.payper.pt/pt/

No do PAYPER, pode carregar as suas faturas e após esperar uns minutos, automaticamente será informado das comercializadoras mais baratas.

Os tarifários não são fidelizados

Seja, qual seja, a sua escolha, lembre-se de fazer simulações de quando em vez. Os tarifários da eletricidade não são fidelizados. Se encontrar mais barato troque. Eu, pessoalmente, este ano já troquei duas vezes. Ninguém lhe pode dizer nada e as mudanças de comercializador são grátis. Também não fica sem eletricidade se mudar de comercializador. A eletricidade continua a vir para a sua casa, mas simplesmente paga a fatura a outra empresa.

Quanto à questão das avarias, saiba que as mesmas continuam a ser reportadas à EDP e que os prazos legais para resolução se mantém. Ninguém o vai deixar sem luz.

Basicamente, faça simulações, informe-se e veja qual será a melhor opção para o seu caso.

Posted in Finanças Pessoais and tagged , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *