Ninguém esta isento de ter surpresas desagraveis na sua conta da luz ao final do mês.
Basta um pequeno descuido e lá está a fatura da luz a aumentar. E se esse pequeno descuido, se tornar num hábito, não é demais pensar que poderá ter rapidamente uma conta de algumas centenas de euros.
No entanto, existem 4 simples alterações que pode fazer ao seu estilo de vida e que lhe permitem poupar mais uns euros no fim do mês e algumas dezenas ou até mesmo centenas de euros, no final do ano!
Basta seguir estas 4 simples dicas
A forma como usa a máquina de lavar roupa
Se tem um tarifário bi-horário, comece a programar a sua máquina para lavar apenas no período de vazio, quando a eletricidade é mais barata.
Tente lavar apenas com a máquina cheia, e utilize a roupa mais vezes antes de a lavar. Pode usar um spray antibacteriano para as roupas se manterem higienizadas e a cheirar bem por mais tempo. Ao não lavar tanto a roupa, a mesma também se manterá em bom estado por mais tempo, já que as constantes lavagens sujeitam as fibras da roupa a vários tipos de stress, que com o passar do tempo estragam a sua roupa.
Ao fazer isto reduz a sua conta da eletricidade, e a da água também.
Mude a forma de se aquecer
Use um aquecedor de halogéneo, que gasta menos eletricidade, cobertores elétricos e as sempre presentes mantas para se aquecer e verá que consegue poupar muito dinheiro em aquecimento. Lembre-se também de colocar tapetes no chão de azulejo, para sentir menos o frio do chão.
Secar as roupas
Tente sempre secar as roupas ao sol no exterior. Se conseguir fazer isso, e evitar usar a secadora, pode poupar muitos euros ao fim do mês. A secadora de roupa deve ser usada apenas em ultimo recurso.
Lembre-se de que infelizmente, a menos que tenha uma secadora com bomba de calor, estes aparelhos consomem muita eletricidade.
Use menos o forno
Praticamente toda a gente, tem forno em casa, mas infelizmente este é um dos aparelhos que mais eletricidade consome. Um forno de 2100W, gasta cerca de 90 cêntimos de eletricidade por hora (preços do mercado regulado).
Em vez de usar forno, tente preparar as suas refeições na fritadeira a ar, esse aparelho é basicamente um forno de convecção, o que significa que aquece muito mais rapidamente do que um forno convencional, e devido ao seu tamanho mais pequeno acaba por poupar bastante dinheiro. A fritadeira a ar gasta, dependendo do modelo entre os 26 e os 46 cêntimos por hora.
Outra solução, são as panelas de cozedura lenta, as “slow cookers“, que gastam cerca de 11 cêntimos por hora, mas que como o próprio nome indica cozinham de forma lenta e gradual as suas refeições.