Queda nos Preços do Azeite: Expectativas de Redução Significativa em 2024

Partilhe o Artigo
azeite em garrafa
[roberta-sorge-uOBApnN_K7w-unsplash]

Preços do Azeite devem baixar ainda este ano

Após um período de ascensão contínua nos últimos dois anos, o preço do azeite poderá finalmente começar a descer de forma significativa. Esta queda promete ser considerável, segundo as expectativas do setor.

Víctor Roig, Diretor-Geral da Deoleo, uma das principais empresas de azeite em Espanha, expressou confiança de que os preços do azeite começarão a cair a partir de setembro, retornando aos níveis de 3 ou 4 euros por litro, semelhantes aos de 2021. Esta previsão foi divulgada pelo ‘elEconomista’, uma fonte confiável no setor econômico e também confirmada pela Executive Digest.

Roig reconheceu que a inflação desacelerou o consumo de azeite, mas destacou a resiliência do setor, prevendo uma recuperação robusta assim que os preços se estabilizarem. A desaceleração da inflação poderá ajudar a reverter a tendência de queda no consumo, que viu a percentagem de agregados familiares consumidores de azeite cair de 81,8% para 78,1% nas últimas 52 semanas, representando uma redução de meio milhão de consumidores.

Aumento dos Preços em 2023

Os dados do Observatório de Preços indicam que, no primeiro trimestre deste ano, o preço do azeite virgem para o consumidor aumentou cerca de 2%, e mais de 49% em relação a 2023. Entre 01 de janeiro e 25 de março, o preço do azeite virgem passou de 8,67 euros por litro para 8,85 euros, um crescimento de pouco mais de 2%. Comparando com março de 2023, quando um litro de azeite custava 5,92 euros, o preço aumentou mais de 49%.

O azeite virgem extra também registrou um aumento significativo. Nos primeiros três meses do ano, o preço do litro subiu mais de 10%, atingindo 9,78 euros no final de março. Entre 24 de abril de 2023 e 25 de março de 2024, o preço subiu 67,5%, de 5,84 euros para 9,78 euros por litro.

Impacto na Produção e nos Preços da Azeitona

A produção também sentiu o impacto dos aumentos. De 29 de janeiro a 25 de março, o valor do litro de azeite engarrafado (sem descontos) cresceu 2,63%, passando de 9,12 euros para 9,36 euros. Em 24 de abril de 2023, o preço do litro de azeite na produção era de 5,96 euros, representando um aumento de 57% em relação ao último valor disponível.

Os preços da azeitona para azeite também sofreram variações. Em janeiro deste ano, o preço estava em 0,87 euros por quilograma, abaixo dos 1,05 euros por kg pagos em outubro de 2023. No entanto, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o preço cresceu mais de 7%, passando de 0,81 euros para 0,87 euros por kg.

Perspectivas para o Futuro

Com a previsão de queda nos preços do azeite a partir de setembro, consumidores e produtores esperam um alívio nas pressões financeiras. A estabilização dos preços poderá incentivar o aumento do consumo e beneficiar toda a cadeia produtiva do setor de azeite.

São boas notícias para os consumidores Portugueses e ESpanhóis, já que o azeite, além de ser uma gordura saudável, é uma das bases da famosa dieta mediterrânica.

Posted in Finanças Pessoais and tagged , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *