Espanha, chegou a acordo com a União Europeia para retirar a cobrança das portagens nas autoestradas do país, que vão continuar gratuitas, a partir de 2024.
Uma medida que constou no Plano de Recuperação apresentado por Madrid a Bruxelas. De acordo com o jornal espanhol ‘El País’, a eliminação da medida foi incluída numa adenda ao programa de investimentos e reformas.
Em troca de mais de 140 mil milhões de euros de fundos europeus, Espanha compromete-se a manter as autoestradas gratuitas..
Espanha tinha-se comprometido a criar um mecanismo de poluidor-pagador, que iria entrar em vigor em 2024, nas autoestradas do pais.
O pais renegociou com a União Europeia, para implementar medidas alternativas à cobrança de portagens.
Entre estas medidas, inclui-se, o financiamento extenso da modernização da já atual linha ferroviária do pais numa medida que permitirá reduzir as emissões de CO2.
Espanha, compromete-se a melhorar e financiar o transporte ferroviário de mercadorias.
É de lembrar, que hoje, o governo português anunciou, uma redução das portagens nas autoestradas de 30% nas portagens do interior.
Num pais, que cada vez mais se assume como uma ilha ferroviária, não seria melhor gastar esse dinheiro na modernização da ferrovia?
Quero esclarecer, que concordo com esta medida, que só peca por tardia.
No entanto, já estando nós, a sentir os efeitos das alterações climáticas, e sabendo o que se avizinha, não seria hora de pensarmos em meios alternativos de locomoção?
A redução das portagens, apesar de ser uma boa iniciativa, deveria levar Portugal a lutar por uma solução, como a encontrada em Espanha.