Desde o dia 31 de outubro, Portugal alcançou uma conquista notável ao superar o consumo de energia com fontes renováveis, alcançando assim, um incrível marco na sua jornada sustentável. De acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), durante um período de 149 horas consecutivas, que se estendeu desde as 04h00 de 31 de outubro até as 09h00 de segunda-feira, 6 de novembro, a produção de energia renovável ultrapassou as necessidades de consumo em todo o país.
Durante esse período, Portugal gerou um total de 1102 gigawatts-hora (GWh) de energia renovável, superando em 262 GWh o consumo nacional, que foi de 840 GWh no mesmo intervalo. Este notável feito bate o recorde anterior de 2019, que registrou 131 horas consecutivas de produção de energia renovável. Além disso, a REN relata dois outros marcos impressionantes: o primeiro ocorreu entre as 22h00 de 31 de outubro e as 09h00 de segunda-feira, quando a produção renovável excedeu as necessidades de abastecimento elétrico de todo o Sistema Elétrico Nacional, incluindo a energia necessária para bombagem nas albufeiras hidroelétricas, sem recorrer a fontes de geração térmica convencional. Este feito durou 131 horas consecutivas, quase triplicando o recorde anterior de 2021, que manteve o registo durante 56 horas.
O segundo recorde ocorreu entre as 10h00 de 1 de novembro e as 09h00 de 5 de novembro, com 95 horas seguidas em que a produção renovável superou o consumo, sem a necessidade de recorrer a centrais de gás natural. Neste período, Portugal exportou energia para Espanha, ultrapassando o anterior recorde de 52 horas, registado em 2018.
Essas conquistas significativas destacam o compromisso de Portugal com a expansão sustentável das fontes renováveis de energia, mantendo os objetivos fundamentais de segurança no abastecimento e qualidade de serviço, segundo noticia publicada no jornal ECO.
De relembrar, que esta conquista, se segue aquela anterior, em que durante várias horas, Portugal se tornou exportador de eletricidade.