O mercado indexado continua a significar poupanças significativas na conta da luz este mês. Nas primeiras duas semanas e segundo os dados disponibilizados no site do OMIE, o valor por KWH está em 1 cêntimo. Só em termos de comparação o preço por KWH no mercado regulado está nos 16 cêntimos por KWH.
Em boa verdade, existem ofertas no mercado liberalizado a começar nos 6 cêntimos por KWH e a maioria dos comercializadores tem ofertas entre os 9 os 11 cêntimos, sem ser preciso procurar muito.
É agora, a hora de aproveitar para poupar bastante, já que as tarifas no mercado indexado costumam, por norma subir no Verão.
Como não existem contratos de fidelização na eletricidade, pode sair e voltar a entrar quando quiser e bem lhe apetecer. A decisão é sua.
No meu caso já passei por vários comercializadores, sempre a procura do preço mais barato e nunca tive problemas.
Recordo que por lei os direitos que assistem aos consumidores são estes:
- Não há fidelização no mercado de eletricidade
- As leituras podem ser comunicadas à EDP como fazia antigamente. Basta ver na fatura o número de telefone para ligar
- Tem os mesmos direitos em matéria de reparação de avarias. Aliás, os piquetes de avarias elétricas são da responsabilidade dos Operadores das Redes de Distribuição e são os que constam no site da ERSE
Se ainda tem duvidas, ou simplesmente tem receio de algum aumento inesperado, fique a saber que pode sempre seguir-nos no Facebook ou ativar as notificações do site. Quando houver mudanças nos valores, aviso com antecedência.